Câmara promove audiência pública sobre o Dia Nacional do Congado e do Reinado

novembro 17, 2023

A iniciativa é da deputada federal e também coordenadora da Frente Parlamentar Mista Antirracismo, Dandara (PT/MG)

Nessa terça-feira (7), a Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para discutir a importância do Congado e do Reinado no Brasil. A iniciativa é da deputada federal e também coordenadora da Frente Parlamentar Mista Antirracismo, Dandara (PT/MG), e faz parte das ações do mandato para o Mês da Consciência Negra.

Estavam presentes os representantes de diversos ternos de Congado e Reinado, como Altair dos Santos Francisco, da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França (SP), o Capitão Abel de Paula de Oliveira, do Reinado Nossa Senhora do Rosário e Benedito Estrela Maior (RJ), Capitão Ramon Rodrigues, do Terno Moçambique de Belém, Iara Ferreira, madrinha do Terno de Moçambique Estrela Guia e o Professor Jeremias Brasileiro, historiador, escritor, pesquisador e Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia.

“Estamos em forte articulação para avançar na aprovação, neste mês, de propostas legislativas que fortaleçam uma agenda de direitos para a população preta, pobre e periférica. Entre os projetos priorizados pela recém criada Bancada Negra está a proposta de minha autoria que cria o Dia Nacional dos Congadeiros e Reinadeiros. O Congado tem profunda para o Brasil e, principalmente para Minas Gerais. É uma festividade centenária que honra a resistência, a história e a identidade dos homens e mulheres negros que contribuíram para a construção dessa região. Com o Congado, as memórias ancestrais são preservadas e transmitidas às gerações futuras, fortalecendo os laços de pertencimento e reafirmando a importância da cultura afro-brasileira”, comenta Dandara.

Projeto de Lei: Dia Nacional dos Congadeiros e dos Reinadeiros

A deputada federal Dandara apresentou um projeto de lei para instituir o dia 7 de Outubro como o Dia dos Congadeiros e dos Reinadeiros no Brasil. “Criar essa data é instituir um marco comemorativo que afirme valores, eleve a autoestima congadeira e faça do Brasil um país cada vez mais multicultural e multirracial. É também o tardio reconhecimento da viva intervenção da negritude na cultura nacional. Somos um país de diversidades múltiplas que é também constituído pelas práticas e manifestações afroculturais”, explica a parlamentar.

Leia o projeto na íntegra

Ações

Sanção: Lei de Cotas é sancionado por Lula

Onze anos após ser criada, a Lei de Cotas foi sancionada. A cerimônia de sanção da nova lei ocorreu na manhã da segunda-feira (13/11), em cerimônia no Palácio do Planalto com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais »

Acreditamos na transformação pela coletividade e queremos construir com você! Bora?

Acreditamos na transformação
pela coletividade e queremos
construir com você! Bora?