Hoje (31), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que torna lei o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), garantindo para os estudantes de baixa renda bolsa e ações de assistência estudantil nas universidades públicas e institutos federais. A autora da emenda é a deputada Dandara (PT/MG).
“Nossa luta no plenário conseguiu incluir no texto do projeto a garantia de que as instituições de ensino superior federais receberão recursos do PNAES no mínimo proporcionais ao número de estudantes cotistas para assegurar sua permanência. Essa é uma importante vitória. Queremos garantir que todo o cotista seja bolsista”, disse Dandara.
A parlamentar é uma forte defensora do quadripé universitário, sendo a assistência estudantil um pilar fundamental para garantir a permanência e formação dos estudantes no ensino superior público. Como bolsista da graduação e do mestrado, sempre defendeu a importância das bolsas para a garantia da permanência dos estudantes. “Defender o quadripé universitário (ensino, pesquisa, extensão e permanência) é fundamental para combater a elitização do ensino e da pesquisa e democratizar o acesso às unversidades e institutos federais brasileiros.”