Entre as principais medidas estão a fiscalização do funcionamento de ar-condicionado nos transportes públicos e flexibilização da presença em aulas e universidades
A deputada Dandara (PT/MG) enviou um ofício ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cobrando ações urgentes para prevenção e proteção da população diante da onda de calor extremo que acomete o estado. Garantir a integridade da saúde da população mais vulnerável aos riscos, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, e preservar o meio ambiente é o objetivo das medidas cobradas.
“Neste domingo, Uberlândia teve o dia mais quente do ano. A mudança climática está aumentando a frequência de cúpulas de calor intensas, que é a causa da onda de calor. É preciso que o Governo do Estado responda com medidas urgentes e efetivas para munir a população de informação, proteger e ajudar na adaptação da sociedade diante dos impactos do calor extremo. Obviamente os efeitos adversos das ondas de calor impõem limites à adaptação. Por isso, também é urgente trabalhar para reduzir o impacto do aumento das alterações climáticas”, alertou Dandara.
Entre as principais medidas cobradas pela parlamentar estão: a abertura de pontos públicos de hidratação em praças e parques; trabalho remoto para servidores em grupos de risco; flexibilização da presença em aulas da rede básica e universidades; fiscalização do funcionamento de ar-condicionado nos transportes públicos; e fornecimento de água para animais em situação de rua.
O documento também alerta sobre os riscos de incêndios florestais por conta da elevação das temperaturas. “Propomos a prontidão e mobilização das forças de combate a incêndios, como a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e brigadistas, para enfrentar a crescente ameaça de incêndios florestais durante períodos de calor extremo. Essas equipes devem ser mantidas em alerta máximo, com alocação de recursos suplementares, incluindo equipamentos e pessoal especializado, com foco nas áreas de Cerrado que são particularmente propensas a queimadas”, aponta.
Leia o ofício abaixo: