Deputada Dandara apresenta demandas da atenção primária em saúde de Uberlândia

junho 14, 2023

A parlamentar participou de reunião com Dr. Nésio Fernandes de Medeiros Junior, Secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS)

Nessa terça-feira (14), a deputada federal Dandara Tonantzin participou de uma reunião junto às deputadas do PT, Denise Pessoa, Ana Paula Silva e Camila Jara com o Dr. Nésio Fernandes de Medeiros Junior, Secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e Grace Fátima de Souza Rosa, Secretaria de atenção primária do departamento de gestão do cuidado integral.

“Uma das principais propostas de nossa campanha foi a luta pela universalização da atenção primária em saúde, implementação do SUS Fácil, com a regulamentação da gestão eficiente e transparente das filas de espera no SUS com agendamento on-line, com tempo máximo de espera e acompanhamento pela internet, e a garantia a toda gestante o direito à assistência ao parto e ao puerpério de forma humanizada e segura. Por isso, aproveitamos a reunião para apresentar essas demandas que visam fortalecer a rede de atenção primária à saúde na nossa cidade”, apontou a parlamentar.

A Atenção primária é o atendimento que chega na ponta e está presente em todos os municípios, atuando na promoção, proteção e prevenção de saúde. A equipe hoje da atenção básica é a mesma desde 2006. A proporção que se tem hoje no Brasil é uma equipe para 3500 pessoas. A ideia, de acordo com o secretário, é expandir. Hoje temos 52 mil equipes de atenção primária, e o Ministério da Saúde quer ampliar até 2027 para uma média de 5 mil por ano. A partir desse mês já vai estar no ar a atualização do e-SUS APS para o agendamento de consulta on-line, pré-natal e teletriagem.

O Ministério da Saúde quer também garantir que a saúde primária faça atendimento de saúde bucal na casa das pessoas, criando equipes especializadas.

A ideia também é ampliar o cuidado compartilhado entre a equipe da saúde da família e uma equipe multiespecializada. A população que vive com HIV/Aids, por exemplo, poderá ser atendida por essa equipe na atenção primária, antevendo cuidados.

O Mais Médicos, que hoje já tem autorizada a contratação de 28 mil médicos, vai ser ampliado podendo chegar até 40 mil vagas até o final do ano.

“Também tem boas novas para as mulheres: a ideia é nacionalizar a inserção do Implanon através da atenção primária e está sendo feita a revisão e fortalecimento da Rede Cegonha que garante às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis. É o governo Lula fortalecendo a principal porta de entrada do SUS!”, comentou a deputada.

Acreditamos na transformação pela coletividade e queremos construir com você! Bora?

Acreditamos na transformação
pela coletividade e queremos
construir com você! Bora?