Deputada Dandara presta contas sobre atuação parlamentar em visita a cidades da Zona da Mata

março 28, 2023

Juiz de Fora, Ubá e Viçosa fizeram parte do roteiro da deputada federal, que, em dois meses de mandato, apresentou três projetos de lei em defesa dos direitos das mulheres e assumiu a relatoria da revisão da lei de cotas

No último final de semana, a deputada federal Dandara Tonantzin (PT/MG) esteve na região da Zona da Mata em Minas Gerais para participar de reuniões importantes com movimentos sociais, lideranças locais e autoridades políticas. A parlamentar, recém designada como membro titular da comissão de educação e relatora da revisão da lei de cotas da Câmara Federal, também visitou a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em que foi recebida pela vice-Reitora Rejane Nascentes, representantes da Casa das Mulheres e do núcleo interdisciplinar de estudos de gênero (NIEG/UFV).

“Quero poder contribuir para o fortalecimento do Programa Casa das Mulheres, que infelizmente teve seu funcionamento paralisado em meio à pandemia. O enfrentamento à violência de gênero é uma prioridade do nosso mandato. Além disso, a comunidade acadêmica da UFV tem que ser parte da construção do novo texto da lei de cotas. Nosso intuito é realizar uma série de audiências públicas nas principais universidades do país para debater a continuidade e ampliação dessa política de ação afirmativa e garantir que haja bolsa de permanência aos cotistas para evitar a exclusão universitária”, comentou.

Dandara também visitou a Prefeitura e encontrou-se com Margarida Salomão (PT), a primeira prefeita mulher da cidade. “Foi incrível visitar a Prefeitura e conhecer os projetos potentes que estão sendo desenvolvidos.Colocamos nosso mandato à disposição para construir a boa luta em defesa dos direitos das mulheres, do povo preto, da juventude e dos trabalhadores na cidade”, disse a parlamentar, que esteve também com Martvs das Chagas, secretário de planejamento territorial e participação popular de Juiz de Fora e secretário nacional de combate ao racismo do PT, e Gabriel Rocha, secretário especial de direitos humanos (SEDH).

A deputada também participou de um encontro, com mais de 50 pessoas, na sede do Partido dos Trabalhadores, em Viçosa, em conjunto com os mandatos da vereadora Jamille Gomes e do Professor Bartô, ambos do PT, comunidade acadêmica da UFV, grupos de mães, movimento negro, social e estudantil. “Viçosa foi a quinta cidade onde conquistamos mais votos (1736) nas últimas eleições. Voltar aqui é um compromisso com todos e todas que acreditaram no nosso projeto coletivo”, aponta. 

Em dois meses de mandato, Dandara apresentou três projetos de lei em defesa dos direitos das mulheres. O primeiro cria um protocolo para proteger as mulheres em casos de violência sexual em bares e casas de festas, através da afixação do selo “Não é Não” nesses estabelecimentos. O segundo torna misoginia crime de ódio contra a mulher assim como hoje o racismo, a homofobia e a transfobia são criminalizados; o terceiro garante bolsa adicional para estudantes mães solo, em valor adicional de 50%, nas instituições de ensino superior públicas.

Em Ubá, a parlamentar visitou o Museu Ginásio São José na cidade e participou de um encontro com a militância do Partido dos Trabalhadores, professores da rede estadual e federal do Instituto Federal, trabalhadores da cultura e quilombolas. 

Acreditamos na transformação pela coletividade e queremos construir com você! Bora?

Acreditamos na transformação
pela coletividade e queremos
construir com você! Bora?