A Deputada Federal Dandara, representante do Triângulo Mineiro na Câmara dos Deputados, participou nesta segunda (29) de uma reunião com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília, para demonstrar sua preocupação diante dos alagamentos recorrentes em Uberlândia e buscar soluções diante da inoperância da Prefeitura. Em visita ao bairro Élisson Prieto, conhecido como Glória, há duas semanas, a parlamentar se comprometeu a buscar soluções diante dos impactos devastadores das chuvas intensas. A deputada também expôs os problemas na principal avenida do município, Avenida Rondon Pacheco.
“Desde que foi inaugurada, a Av. Rondon Pacheco, em tempos chuvosos, fica alagada e esburacada. O Bairro Glória, vocês sabem, tem pessoas, que perderam suas casas, e ainda estão desabrigadas. A resposta da Prefeitura é mais uma operação ‘tapa-buracos’ e, para os pobres, distribuição de colchonetes. Até hoje a Prefeitura sequer decretou estado de emergência por conta das chuvas e não cadastrou o município no PAC Seleções, programa do governo federal que viabiliza recursos para estados e municípios justamente realizar obras de melhoria da infraestrutura de drenagem urbana. Essa visão de cidade para poucos, que mantém o centro organizado e deixa a periferia de lado é inadmissível. O povo não pode seguir nessa agonia”, alarmou Dandara.
A parlamentar apontou que o governo federal está à disposição e alerta para ajudar os municípios. “O governo federal esta à disposição das autoridades locais para enfrentar os desafios que os uberlandenses passam, mas é preciso que a iniciativa seja da Prefeitura. As chuvas afetam diretamente a qualidade de vida e a segurança da população de Uberlândia, principalmente da periferia. São urgentes ações coordenadas e eficazes para garantir a rápida resposta às emergências e o desenvolvimento sustentável a longo prazo”, afirma a parlamentar.
Em resposta ao ofício da deputada, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais já notificou a Prefeitura para que tome providências necessárias para que sejam regularizados os gravíssimos problemas que ocorrem no Bairro Elisson Prieto (antigo assentamento Glória).