Dandara será relatora do estudo sobre promoção da igualdade racial e combate ao racismo
A deputada Dandara Tonantzin (PT/MG) aprovou, em reunião do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES), a proposta para que a promoção da igualdade racial e de combate ao racismo seja um dos quatro temas prioritários para os estudos estratégicos da Câmara Federal para os próximos dois anos. Dandara é membro do CEDES, o principal laboratório de ideias da Casa, e será a relatora do estudo.
Composto por apenas 23 de um total de 513 parlamentares, o Centro tem como atribuição propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do colegiado é dedicado a temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do país. A proposta da deputada foi apresentada em conjunto de Benedita da Silva (PT/MG), também membro do CEDES.
“Ao decidir compor este laboratório, me desafiei a pautar a luta antirracista como eixo estruturante de um projeto de país que acreditamos ser de todos. Entendemos que a igualdade racial e o combate ao racismo são dimensões estratégicas nos processos que definem o modelo de desenvolvimento e os necessários avanços nos marcos da democracia no Brasil. Por isso, é que aprovamos hoje, de forma inédita, a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo como um dos quatro temas prioritários do CEDES. Reafirmar e ampliar o compromisso da Câmara dos Deputados com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade são fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social do Brasil”, pontuou a deputada.
O Centro produz documentos de alta especialização técnica, que trazem apensados projetos de lei e indicações ao Poder Executivo. Desde sua instalação, em 2003, foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes em importantes programas e políticas públicas.