PAC Saúde: Confira o resultado das propostas selecionadas em Minas Gerais

julho 17, 2025

Articulação da deputada Dandara com o governo federal foi fundamental para a seleção dos projetos no estado

Na última quinta-feira (17) foi divulgado o resultado dos projetos selecionados no PAC Saúde para todo o Brasil. Com um investimento de R$ 5,8 bilhões, o governo Lula vai financiar a construção de obras, aquisição de equipamentos e veículos. 

A construção de Maternidades, Policlínicas, Oficinas Ortopédicas, Centros de Parto Normal, Centros Especializados em Reabilitação, Centros de Atenção Psicossocial, Centrais de Regulação do SAMU e entregas de novas ambulâncias do SAMU estão entre os investimentos da atenção especializada. Para a atenção primária, estão previstas entregas das unidades básicas de saúde e unidades odontológicas móveis e também equipamentos telessaúde. 

São diversas cidades de Minas Gerais contempladas, como Belo Horizonte, Campina Verde, Campo Florido, Gurinhatã, Monte Carmelo, Iraí de Minas, Pirapora, Rio Paranaíba, Alfenas, Itajubá e Uberlândia. Confira os números totais:

31 novas Unidades Odontológicas Móveis

772 Kits de equipamentos para teleconsultas (Telessaúde)

94 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) 

1239 kits de aparelhos para equipar Unidades Básicas de Saúde

91 novas ambulâncias para expansão/ampliação da frota SAMU

78 novas ambulâncias para renovação da frota SAMU 

11 Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

4 Policlínicas

“Nos últimos meses, enviamos diversos pedidos ao governo federal solicitando a priorização dos municípios mineiros no PAC Saúde. É um trabalho coletivo que deu resultado. Em Uberlândia, estamos comemorando muito a construção da Policlínica, de uma nova Unidade Básica de Saúde e dos 18 kits de Telessaúde. Junto com o SAMU e as UPAs, o SUS será fortalecido na nossa cidade e favorecer quem mais precisa”, disse Dandara.

As policlínicas fornecem apoio diagnóstico, com serviço de consultas clínicas, médicos de especialidades diferentes (definidas com base no perfil epidemiológico da população da região), realização de exames gráficos e de imagem e oferta de pequenos procedimentos.

O Kit de equipamentos para teleconsulta visa a operacionalização da ação estratégica SUS Digital – Telessaúde, na atenção primária à saúde, por meio da adequação e modernização dos estabelecimentos para a realização de teleconsultas assistidas. Os equipamentos poderão incluir notebook, televisor, webcam, entre outros.

Acesse o arquivo com todas as propostas selecionadas para Minas Gerais

Acreditamos na transformação pela coletividade e queremos construir com você! Bora?

Acreditamos na transformação
pela coletividade e queremos
construir com você! Bora?