Deputada Dandara articulou junto ao governo federal para garantir seleção das propostas
Após reunião com o vereador Prof. Ronaldo (PT), a deputada federal Dandara (PT/MG) conseguiu garantir, junto ao governo federal, a seleção de propostas, através do Novo PAC Saúde, para a construção de uma Policlínica Regional no Bairro Jardim das Palmeiras III (Setor Oeste); uma nova Unidade Básica de Saúde, no bairro Jardim Botânico; e para aquisição de 18 kits de equipamentos para teleconsulta no SUS.
A Policlínica é um grande centro de saúde especializado para ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias. Será a primeira vez que policlínicas serão construídas com recursos federais. Antes, a ação era restrita aos recursos estaduais ou municipais.
“Nos últimos meses, enviamos diversos pedidos ao governo federal solicitando a priorização dos municípios mineiros no PAC Saúde. É um trabalho coletivo que deu resultado. Em Uberlândia, estamos comemorando muito a construção da Policlínica no bairro Gravatá. Junto com o SAMU e as UPAs, o SUS será fortalecido na nossa cidade e favorecer quem mais precisa”, disse Dandara.
“Construir uma Policlínica em uma cidade do porte de Uberlândia é uma necessidade urgente e essencial. Esse tipo de unidade garante atendimento especializado, com médicos de diversas áreas, além de acesso facilitado a exames e procedimentos importantes. Isso significa mais agilidade no diagnóstico e no tratamento das pessoas. Ao cuidar da atenção primária à saúde, a policlínica também ajuda a desafogar os hospitais, que ficam sobrecarregados com casos que poderiam ser resolvidos antes. Investir na construção de uma Policlínica é investir na qualidade de vida da população e em um sistema de saúde mais eficiente e humano”, afirmou Vereador Ronaldo.
O Kit de equipamentos para teleconsulta que visa a operacionalização da ação estratégica SUS Digital – Telessaúde, na atenção primária à saúde, por meio da adequação e modernização dos estabelecimentos para a realização de teleconsultas assistidas. Os equipamentos poderão incluir notebook, televisor, webcam, entre outros.
Nesta quinta (17) será divulgado o resultado dos projetos selecionados no PAC Saúde para todo o Brasil. Com um investimento de R$ 5,8 bilhões, o governo Lula vai financiar a construção de obras, aquisição de equipamentos e veículos.
A construção de Maternidades, Policlínicas, Oficinas Ortopédicas, Centros de Parto Normal, Centros Especializados em Reabilitação, Centros de Atenção Psicossocial, Centrais de Regulação do SAMU e entregas de novas ambulâncias do SAMU estão entre os investimentos da atenção especializada. Para a atenção primária, estão previstas entregas das unidades básicas de saúde e unidades odontológicas móveis e também equipamentos telessaúde.
São diversas cidades de Minas Gerais contempladas, como Belo Horizonte, Campina Verde, Campo Florido, Gurinhatã, Monte Carmelo, Iraí de Minas, Pirapora, Rio Paranaíba, Alfenas, Itajubá e Uberlândia.