Dandara foi escolhida dentre os 20 melhores deputados pelo juri popular, alcançando a 16ª posição. A parlamentar recebeu 14.495 votos.
Na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, ocorreu a premiação do veículo de comunicação Congresso em Foco. O site é uma iniciativa jornalística independente e apartidária, que produz conteúdos relacionados ao Congresso Nacional. O prêmio reconhece ações parlamentares de deputados/as e senadores, enfatizando aqueles que mais se destacaram no ano de 2024, em sua 17ª edição.
A deputada federal Dandara Tonantzin (PT) foi escolhida dentre os 20 melhores deputados, alcançando a 16ª posição. “Muito honrada em estar em 16º lugar do Prêmio Congresso em Foco de 2024. Tenho certeza que esse é um reconhecimento pelo nosso trabalho árduo e pela luta por mais direitos ao nosso povo”, conta Dandara.
Segundo informações do site Congresso em Foco, embora componham menos de 20% do Congresso Nacional, as mulheres têm se destacado de maneira crescente no Prêmio Congresso em Foco. A cada edição, aumenta a presença de deputadas e senadoras entre os Melhores da Câmara e do Senado, assim como nos destaques das categorias especiais.
Atualmente, segundo a União Interparlamentar (UIP), uma organização global, a média de participação feminina nos parlamentos ao redor do mundo é de 26,4%. Para que o Brasil atinja esse patamar, seria necessário que pelo menos 135 deputadas fossem eleitas. Em 2022, foram escolhidas 91 deputadas (17,7%), representando um avanço em comparação à legislatura anterior, que contava com 77. No Senado, atualmente, entre titulares e suplentes em exercício, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras.
O Prêmio, sem dúvida, é resultado de muito trabalho coletivo do mandato de Dandara: “Neste ano, assumi a coordenação da região sudeste da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, sigo ativamente na coordenação de avaliações educacionais da Frente da Educação e na Coordenação do Grupo de Trabalho em defesa do Cerrado da Frente Ambientalista. Apresentamos em menos de dois anos de mandato, mais de 20 projetos de lei e já tenho uma lei de minha autoria, o Selo Não é Não, em defesa da vida das mulheres”, revela a deputada.