Câmara dos Deputados aprova projeto que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra

novembro 29, 2023

Na noite desta quarta-feira (29), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que torna feriado nacional o Dia 20 de Novembro, que marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e luta do movimento negro brasileiro. O projeto de lei 3268 foi apresentado em 2021 e foi retomado nesta semana pela pressão da Bancada Negra, recém criada no Parlamento.

“A instituição do Dia da Consciência Negra como feriado nacional é o reconhecimento tardio da força e da resistência afro-brasileiras pelo direito de existir em liberdade. Hoje temos um Brasil que se reconcilia com a sua própria história e avança no direito à memória, à justiça e à reparação para o povo negro. 20 de Novembro é o dia em que um homem negro foi morto, mas também quando todo um povo renasceu.”, comenta a deputada Dandara.


Como o Senado já votou a proposta em 2021, agora o projeto segue para sanção presidencial. Atualmente, apenas seis estados têm a data como um feriado, como Alagoas,
Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Deputada Dandara reúne com Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional e pede solução urgente diante dos alagamentos recorrentes em Uberlândia

A Deputada Federal Dandara, representante do Triângulo Mineiro na Câmara dos Deputados, participou nesta segunda (29) de uma reunião com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília, para demonstrar sua preocupação diante dos alagamentos recorrentes em Uberlândia e buscar soluções diante da inoperância da Prefeitura.

Leia mais »

Acreditamos na transformação pela coletividade e queremos construir com você! Bora?

Acreditamos na transformação
pela coletividade e queremos
construir com você! Bora?