A deputada federal Dandara (PT/MG), pedagoga de formação e mestre em educação, apresentou um projeto de lei para criar a Semana Nacional em Defesa da Pedagogia. A iniciativa foi apresentada pela Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed).

A semana será instituída próximo ao dia 20 de maio, Dia do Pedagogo e da Pedagoga. Entre os objetivos estão 1)Fomentar ações de reconhecimento da Pedagogia como ciência da educação e de suas contribuições históricas para o desenvolvimento da educação no Brasil; 2) Incentivar a participação de estudantes, pesquisadores e profissionais em fóruns de discussão sobre curso de Pedagogia; 3) Apoiar eventos em defesa da melhoria da qualidade do ensino oferecido pelo curso de graduação em Pedagogia em todos os estados da federação; 5) Criar espaços de divulgação e valorização de experiências, projetos
e ações educacionais desenvolvidas por profissionais da pedagogia no âmbito da docência na educação básica, na gestão escolar, na coordenação pedagógica e orientação educacional, nas políticas de assistência social, saúde, cultura, trabalho e tecnologia e em órgãos públicos, empresas,
organizações não governamentais e movimentos sociais; 6) Promover a realização de eventos, seminários, congressos e jornadas que tenham como foco debater a Pedagogia enquanto ciência, curso e profissão;
7) Homenagear figuras históricas e pesquisadores que contribuíram para desenvolvimento da Pedagogia como campo de conhecimento, curso de formação e espaço de atuação profissional.
“Como pedagoga, tenho muito orgulho de poder construir iniciativas para dar visibilidade a esses profissionais que são fundamentais para o desenvolvimento da educação no Brasil. A criação da Semana Nacional em Defesa da Pedagogia é uma forma de incentivar ações de reconhecimento da pedagogia como ciência da educação, valorizar os cursos de graduação na área, uma das mais antigas do país, e os próprios pedagogos e pedagogas, que, em sua maioria, atuam como docentes nas escolas e universidades brasileiras”, disse.
Leia o projeto na íntegra: