Na última quinta-feira (18), dirigentes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estiveram em Uberlândia para fortalecer parcerias e discutir melhorias no atendimento à saúde do município. A comitiva, liderada pelo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, contou com a presença da Deputada Federal Dandara (PT/MG), que auxilia no processo de conversas entre a Empresa pública do governo federal e a cidade.
A Ebserh administra o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), que tem a função de realizar ensino, pesquisa aos universitários da UFU combinado com a assistência médica via Sistema Único de Saúde (SUS) à população de 27 municípios do Triângulo Mineiro. Na visita, Chioro reforçou essa missão estratégica do HC, que vai oferecer educação, serviços médicos de qualidade e a formação de profissionais da saúde.
O presidente Chioro ressaltou o desafio de transformar o novo HC-UFU, que está surgindo com mais 247 leitos, em um hospital universitário inovador com gestão moderna, mantendo a tradição e a qualidade que o caracterizam. A Deputada Dandara defendeu que a reforma renove e amplie o atendimento ao povo de Uberlândia e região.
“A ampliação do Novo Hospital de Clínicas é resultado de mais de 10 anos de luta pela saúde pública na cidade e será um marco da UFU e do governo Lula para nossa cidade e região. Isso não seria possível sem o compromisso do atual Governo Federal. Concluída a obra, será hora de equipar, contratar pessoal e credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Como Deputada, estarei empenhada somando esforços para colocar o novo HC em funcionamento, com novos concursos públicos e valorização dos trabalhadores da saúde”, apontou Dandara.
Com uma área construída de mais 32 mil metros quadrados, o novo HC-UFU contará com uma estrutura de ponta para atender às demandas da população de Uberlândia e região. Mais leitos, salas cirúrgicas e de UTI, proporcionando uma infraestrutura robusta para emergências. O Centro de Trauma incluirá ainda salas especializadas, equipamentos de imagem avançados e uma estrutura completa de apoio ao tratamento dos pacientes.
Já o pavimento do térreo abrigará o Pronto Socorro, com salas de procedimentos especiais e leitos de emergência equipados de última geração. Em outros pavimentos teremos setores de diagnóstico, enfermarias de internação, novos leitos de UTI, com direito a um heliponto para garantir agilidade de atendimento.
Arthur Chioro também participou da cerimônia de posse do novo superintendente do HC-UFU, Marcus Vinicius de Pádua Netto. Ele anunciou que as obras do Pronto Socorro têm previsão de conclusão até março, e já estão com recursos federais assegurados.
Reuniões com outros órgãos em Uberlândia
Além da visita, reuniões foram realizadas com órgãos e setores ligados ao HC UFU, como os gestores do Hospital e reitoria da UFU, representantes do Sintet-UFU e sindicato dos servidores da Ebserh, a Prefeitura de Uberlândia, Secretaria de Município da Saúde, Ministério Público Federal e Superintendência Regional de Saúde. Chioro enfatizou que o SUS é um sistema de saúde em rede. Por isso a importância da integração, diálogo e parceria entre os órgãos públicos de saúde locais para prover saúde pública de qualidade à população. Dandara acompanhou essas agendas demonstrando que o diálogo entre as autoridades é o caminho para garantir que a região tenha acesso o quanto antes ao HC e ao SUS de qualidade.
No encontro realizado no gabinete do prefeito Odelmo Leão, foi acertado um alinhamento de esforços entre a prefeitura e o HC-UFU em prol da saúde pública na cidade. A deputada federal Dandara reiterou seu compromisso colocando-se à disposição da UFU e da Prefeitura local. “É essencial que possamos cobrar e ver a saúde pública em Uberlândia atendendo a população com excelência”, afirma.