A parlamentar também vai participar de agendas paralelas sobre políticas de ações afirmativas e igualdade racial
A deputada federal Dandara (PT/MG) desembarca nesta quarta (4) em Washington (EUA) em uma Missão Parlamentar pela Ação Climática e o Desenvolvimento Sustentável. Ela acompanha uma comitiva de parlamentares para participar de uma série de reuniões sobre ataques à democracia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. A agenda inclui um encontro com o senador Bernie Sanders, ícone progressista norte-americano, e é organizada pela plataforma Cipó em parceria com o WBO (Washington Brazil Office) e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Como coordenadora do Grupo de Trabalho em Defesa do Cerrado da Frente Parlamentar Ambientalista, a deputada pretende articular ações para avançar na proteção do bioma mais ameaçado do planeta. “Uma das prioridades à frente dessa coordenação é fomentar a criação de uma rede de colaboração entre Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Órgãos Internacionais para pensar, elaborar e fortalecer políticas e legislações que promovam a preservação desse bioma. Dar visibilidade internacional à luta em defesa do Cerrado é fundamental para frear o avanço do desmatamento desse bioma, que hoje acontece de uma forma legalizada, o que dificulta ainda mais a fiscalização e a sua preservação”, apontou Dandara.
A parlamentar também reforçou a importância de seguir fortalecendo a liderança do Brasil nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. “Desde que o Brasil assumiu a presidência do G20, o Brasil tem se colocado como um dos principais líderes internacionais na luta pelo enfrentamento das mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental. Agora temos que preparar as ações rumo à COP 30, em que o Brasil poderá reafirmar seu papel de liderança”, pontuou Dandara.
A parlamentar também têm conversas marcadas com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Banco Mundial, a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) e o Departamento de Estado. Durante a viagem, será lançado um relatório sobre desafios e oportunidades na diplomacia parlamentar para a ação climática e o desenvolvimento sustentável. O trabalho será produzido pela Cipó (organização de pesquisa independente), com apoio da Fundação Heinrich Böll e do Instituto Clima e Sociedade.
A parlamentar conta que hoje, no Brasil, a prioridade nossa luta é pela aprovação da PEC 504/2010, que inclui o Cerrado e a Caatinga como Patrimônio Nacional na Constituição Federal e o PL 3117/19, que trata do regime do uso do Cerrado, incluindo conservação, preservação, proteção, utilização e regeneração; e a criação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais.