Deputada Federal Dandara articula ações para a segurança de Uberlândia junto ao Ministério da Justiça

agosto 31, 2024

Implementação do programa Convive, previsto no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tomou a centralidade da discussão em reunião

Na tarde desta quinta-feira, 29 de agosto, a deputada federal Dandara Tonantzin se reuniu com o Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, com o objetivo de apresentar a situação preocupante da segurança pública em Uberlândia e articular possíveis parcerias que podem ser construídas entre o município e o governo federal, no sentido de contribuir para a melhoria da segurança. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, houve um aumento de 33,6% dos registros de crimes violentos no primeiro semestre deste ano em Uberlândia.

“Nós viemos até o Ministério da Justiça buscar soluções para o problema da segurança. Nossa cidade não conta com uma guarda municipal e a situação da criminalidade só aumenta. Precisamos atuar também na prevenção à violência, construindo equipamentos públicos que ajudem na redução da criminalidade no através da promoção da cultura de paz, geração de oportunidades e inclusão social”, explica Dandara.

Durante o encontro, o Secretário Marivaldo Pereira trouxe a possibilidade de implementação do Plano de Prevenção à Violência (Convive), que está previsto no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Plano, através da concessão de um terreno da prefeitura, prevê a construção de quadras cobertas, ambiente para aulas de dança e outros tipos de atividades. Ele foi inspirado em duas experiências de sucesso, que retiram jovens da criminalidade:  o Compas, que fica em Recife-PE, e a Usina da Paz, localizada em Belém-PA. Abaixo, proposta de infra-estrutura social do Convive:

“Infelizmente, a Prefeitura não fez o pedido, através do Novo PAC, para garantir a construção de um Centro Comunitário pela Vida. Juiz de Fora, da nossa Prefeita Margarida Salomão, está na relação das cidades que aderiram. Isso certamente será um diferencial pra política de prevenção naquela cidade”, disse Dandara.

Além do Convive, Dandara também debateu sobre a necessidade de criação de uma delegacia para atendimento das mulheres em Uberlândia. Segundo informações do Ministério, existe concreta possibilidade de criação de uma DEAM no município, que é a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, órgão especializado em acolhimento a vítimas de violência doméstica. Dandara ainda apresentou para o Secretário o desejo de estabelecer uma parceria com a UFU, através de bolsas a estudantes para atuarem na defensoria pública da cidade.

Acreditamos na transformação pela coletividade e queremos construir com você! Bora?

Acreditamos na transformação
pela coletividade e queremos
construir com você! Bora?