Na tarde desta quarta-feira, 28 de agosto, a deputada federal Dandara Tonantzin participou de uma audiência com o ministro da pesca e aquicultura, André de Paula. Na ocasião, Dandara sondou com o ministro a possibilidade de apoio para a criação de um Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar em Uberlândia. Além disso, discutiu acerca da importância do fortalecimento do cultivo de pescados na região do município.
“Nós temos um cultivo de pescado comercial que só cresce na cidade, entretanto as atividades ligadas à aquicultura familiar ainda são muito principiantes. O meu objetivo é gerar emprego e renda por meio do cultivo de pescado, aproveitando a riqueza de recursos hídricos existente na nossa região”, explica Dandara.
A região de Uberlândia conta com a bacia do Rio Araguari, que abrange 6% do estado de Minas Gerais, em 20 municípios. A represa da usina de Miranda, por sua vez, comporta um lago de mais de 56 km2. O Sistema Capim Branco atende à produção de energia e também fornece água potável para o município de Uberlândia. Tudo isso revela o grande potencial que a cidade possui quando o assunto são os recursos hídricos.
“Nós temos uma Base Avançada de Pesquisa do IBAMA na cidade, e certamente essa estrutura nos possibilitará a criação de um centro tecnológico como foco na aquicultura. Significa que já temos o local, que será ponto de partida para muitos projetos apoiados pelo governo federal”, defende a deputada.