Minirreforma: parlamentares da bancada negra cobram manutenção de regra eleitoral para candidaturas negras

setembro 5, 2023

Parlamentares da bancada negra reuniram hoje com Dani Cunha (União Brasil/RJ), presidente do Grupo de Trabalho da Minirreforma eleitoral, e o relator da Minirreforma, Rubens Pereira Jr. (PT/MA) diante da possibilidade de criação de um piso mínimo de percentual de financiamento para candidaturas negras de 20%.

“Saímos da reunião com a confirmação de que no projeto da minirreforma eleitoral não haverá retrocessos no que pouco o Brasil já avançou para ampliar a participação de negros e negras na política. O relator confirmou que não há nenhuma possibilidade dessa minirreforma eleitoral propor modificações de fundo e cota. Os dois únicos pontos que vão estar na minirreforma é a definição da data limite para se determinar a quantidade de candidatos negros e de mulheres para efeitos de fundo eleitoral e permissão de propaganda cruzada de um candidato autodeclarado negro com pessoas brancas, com a utilização de recursos do fundo eleitoral. Vamos seguir trabalhando para que não haja nenhum retrocesso”, apontou Dandara.

Estiveram presentes os parlamentares Dandara (PT/MG), Damião Feliciano (União Brasil/PB), Antônio Brito (PSD/BA), Reginete Bispo (PT/RS), Talíria Petrone (PSOL/RJ) e Dr Francisco (PT/PI).

Acreditamos na transformação pela coletividade e queremos construir com você! Bora?

Acreditamos na transformação
pela coletividade e queremos
construir com você! Bora?